Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares

2010; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722010000100009

ISSN

1806-9770

Autores

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano,

Tópico(s)

Child Welfare and Adoption

Resumo

Variáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.

Referência(s)