
Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
2014; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-7849rac20141612
ISSN1982-7849
AutoresGláucia Maria Vasconcellos Vale, Victor Silva Corrêa, Renato Francisco dos Reis,
Tópico(s)Innovation and Socioeconomic Development
ResumoAlguns autores consideram que as pessoas podem ser levadas ao empreendedorismo seja pelo motivo oportunidade, seja pelo motivo necessidade, alternativamente. Outros, uma minoria, vêm sugerindo que as motivações não possuem uma natureza dicotômica, que outros motivos poderiam intervir no processo e que poderia, eventualmente, ocorrer reforço ou interação entre diferentes motivos. O presente artigo insere-se no contexto dessas reflexões. Busca, por meio de uma pesquisa qualitativa associada a uma quantitativa, identificar os motivos intervenientes na criação de novos empreendimentos. Enquanto a primeira sugere a possibilidade de motivações múltiplas, a segunda - construída a partir de referências aí geradas - atesta a presença de tais motivações. Os resultados indicam que os motivos ultrapassam a lógica binária oportunidade versus necessidade, incluindo: oportunidade, atributos pessoais, mercado de trabalho, insatisfação com emprego, família e influência externa.
Referência(s)