Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Esforçados e "talentosos": a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982014005000005

ISSN

1982-6621

Autores

Nicolau Dela Bandera,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. O objetivo específico é investigar como o vestibulinho do colégio produz uma seleção rigorosa a priori de um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição e interpretar como determinadas trajetórias familiares impulsionam os estudantes a constantes superações de si e a um alto investimento nas conquistas escolares. Foram analisadas as motivações e as representações produzidas pelos agentes a respeito do estudo e da própria história familiar, assim como o ethos escolar desses jovens que conforma um estilo de vida e um padrão de masculinidade específico, expresso nas identidades escolares do nerd e do prodígio, no qual o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares. Para a realização desta pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado no terceiro ano do ensino médio (total de 257).

Referência(s)