Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem

2006; Springer Science+Business Media; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722006000200003

ISSN

1678-7153

Autores

Graciela Inchausti de Jou, Tânia Mara Sperb,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.

Referência(s)