
Português do Brasil: análise de conteúdos sintáticos em livros didáticos
2001; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2237-4876.2001v4n1p179
ISSN2237-4876
AutoresMariângela Garcia Lunardelli, Regina Maria Gregório,
Tópico(s)French Language Learning Methods
ResumoEste trabalho propoe verificar se os livros didaticos de 1o grau – 7 colecoes – ja estao assimilando certas tendencias da lingua padrao brasileira. Foram escolhidos 4 aspectos do nivel sintatico que tiveram mudancas entre o PP – Portugues de Portugal – e o PB – portugues do Brasil – para exemplificar essas tendencias: o sistema de pessoas do discurso e a implementacao de voce/voces; a colocacao pronominal – proclise, mesoclise e enclise: tendencias e fossilizacao; o uso das variantes acusativas – cliticos, pronome lexical e objeto nulo; e as construcoes de topico.
Referência(s)