Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Folksonomia: esquema de representação do conhecimento?

2010; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-37862010000200002

ISSN

2318-0889

Autores

Mariana Baptista Brandt, Marisa Bräscher Basílio Medeiros,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo tem como objetivo estudar a folksonomia sob a óptica da representação do conhecimento. Para isso, apoia-se em revisão bibliográfica das abordagens em organização do conhecimento propostas por Hjorland, nas quais a folksonomia encontra bases para ser analisada: abordagem baseada no usuário, cognitiva, social e da recuperação da informação. Traz uma breve discussão sobre organização do conhecimento e organização da informação, definindo como tais conceitos serão tratados no artigo. Ressalta os pontos positivos e negativos da folksonomia como esquema de representação do conhecimento, analisando também como essa estrutura pode ou não refletir conhecimento. Identifica a folksonomia como um sistema construído de forma inversa em relação aos outros sistemas, em que a coleta de termos e estruturação é feita a posteriori. Enquadra a folksonomia nos esquemas de representação, no sentido de ser vista como ferramenta semântica. Propõe novos tipos de estudos que comparem a folksonomia com os esquemas tradicionais de representação do conhecimento, como tesauros, taxonomias e ontologias.

Referência(s)