Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escrevendo em aulas de ciências

2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132005000300002

ISSN

1980-850X

Autores

Carla Marques Alvarenga de Oliveira, Anna María Pessoa de Carvalho,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise dos registros escritos dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências, em que a professora utilizou as atividades de conhecimento físico, criadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os registros analisados foram coletados na Escola de Aplicação da Feusp, no ano de 2001, durante o acompanhamento de três aulas de Ciências: o problema do submarino, o problema do barquinho e o problema da pressão. O artigo procura mostrar um panorama de como aparecem os registros realizados pelos alunos, após uma aula de Ciências em que eles são levados a resolver situações problemáticas por meio da experimentação, argumentar e escrever sobre os fenômenos físicos. Durante a análise, levou-se em consideração os tipos de textos que os alunos escrevem, o uso da primeira pessoa, o uso de verbos de ação, o respeito à ordem cronológica dos eventos e quais os tipos de explicações os alunos atribuem aos fenômenos trabalhados.

Referência(s)