Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alfabetização reinventada: o método sociolingüístico - consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire

2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1980-7686.v1i1p89-107

ISSN

1980-7686

Autores

Onaide Schwartz Mendonça, Olympio Correa de Mendonça,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisas e práticas de alfabetização, denominadas "Método sociolingüístico: reinvenção do método Paulo Freire", porque demonstra sua fundamentação sociológica e lingüística, e a ele associa aplicações da Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, com atividades didáticas dos níveis présilábico, silábico e alfabético. Assim, o Método Paulo Freire, transformado em método sociolingüístico, considera a escrita uma análise lingüística em seus diversos graus de consciência: social, silábica e alfabética.

Referência(s)