
Alfabetização reinventada: o método sociolingüístico - consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire
2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1980-7686.v1i1p89-107
ISSN1980-7686
AutoresOnaide Schwartz Mendonça, Olympio Correa de Mendonça,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho apresenta os resultados de pesquisas e práticas de alfabetização, denominadas "Método sociolingüístico: reinvenção do método Paulo Freire", porque demonstra sua fundamentação sociológica e lingüística, e a ele associa aplicações da Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, com atividades didáticas dos níveis présilábico, silábico e alfabético. Assim, o Método Paulo Freire, transformado em método sociolingüístico, considera a escrita uma análise lingüística em seus diversos graus de consciência: social, silábica e alfabética.
Referência(s)