Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Simbologia e hereditariedade na formação de uma Grundgestalt: a primeira das Quatro Canções Op.2 de Berg

2013; Escola de Música da UFMG; Issue: 27 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992013000100008

ISSN

2317-6377

Autores

Carlos de Lemos Almada,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Integrando um amplo projeto de pesquisa que visa elaborar uma metodologia analítica específica para os procedimentos de variação progressiva, o presente estudo examina a possibilidade de existência de, por assim dizer, transmissão hereditária (extraopus) na construção da ideia primordial (ou Grundgestalt) de uma peça musical. Para isso, é analisada a primeira das Quatro Canções op.2, de Alban Berg, cuja Grundgestalt apresenta-se como um complexo formado por várias transformações de elementos-chave extraídos de três obras: Tristão e Isolda de Richard Wagner, a Primeira Sinfonia de Câmara op.9 de Arnold Schoenberg e a Sonata para Piano op.1, do próprio Berg.

Referência(s)
Altmetric
PlumX