Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952)

2014; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 48; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0034-76121597

ISSN

1982-3134

Autores

Fernando de Souza Coelho, Alexandre Mendes Nicolini,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

A história do ensino de graduação em administração pública no Brasil é retratada por um conjunto de obras/autores que partem da instalação do curso da EBAP-FGV em 1952 como o marco zero. Contudo, pouco se escreveu sobre a pré-história dessa formação acadêmica no país; seus antecedentes carecem de sistematização. O objetivo deste artigo é rever as origens desse ensino para compreender sua evolução e institucionalização na educação superior nacional. Esse esforço contribui para a construção da memória da área de conhecimento de administração no Brasil, em geral, e do seu ensino (e pesquisa), em particular. Baseado em ampla revisão bibliográfica e em uma razoável análise documental, o artigo desvela três momentos nítidos, conexos e sucessivos entre o Segundo Império e o final do Estado Novo que precedem a institucionalização desse curso superior na década de 1950.

Referência(s)