Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS: UMA TIPOLOGIA PARA O CONSUMIDOR EM AEROPORTOS

2012; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7784/rbtur.v6i1.486

ISSN

1982-6125

Autores

Jorge Brantes Ferreira, Angilberto Sabino de Freitas, José Pedro Brilhante Rosa, Renata Geórgia Motta Kurtz, Maria Luiza Azevedo de Carvalho,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

De forma a aumentar as suas fontes de receita, os aeroportos assumem cada vez mais um papel de polo comercial. No entanto, eles se diferenciam do varejo tradicional pelas questões psicológicas e atmosféricas inerentes ao ato de viajar. Perante a escassez de estudos no Brasil voltados para o entendimento dos motivadores de compra nos aeroportos brasileiros, este estudo se propõe a investigar o comportamento de compras de passageiros brasileiros, pesquisando motivações de compra em aeroportos. Para tanto, 157 passageiros brasileiros do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) foram convidados a participar de uma survey elaborada com base nas variáveis e constructos sugeridos por Geuens, Vantomme e Brengman (2004). Os resultados revelaram quatro dimensões de motivação de compra: duas delas ligadas às características de um aeroporto – Atmosféricas e Relacionadas ao Aeroporto – e outras duas comuns ao comportamento tradicional de compra – Social e Funcional. Baseado nas dimensões reveladas, os passageiros brasileiros foram classificados em quatro tipos distintos de consumidores: Consumidor Interativo, Consumidor Egocêntrico, Consumidor Tradicional e Consumidor Apático/Indiferente.

Referência(s)