
MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS: UMA TIPOLOGIA PARA O CONSUMIDOR EM AEROPORTOS
2012; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7784/rbtur.v6i1.486
ISSN1982-6125
AutoresJorge Brantes Ferreira, Angilberto Sabino de Freitas, José Pedro Brilhante Rosa, Renata Geórgia Motta Kurtz, Maria Luiza Azevedo de Carvalho,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoDe forma a aumentar as suas fontes de receita, os aeroportos assumem cada vez mais um papel de polo comercial. No entanto, eles se diferenciam do varejo tradicional pelas questões psicológicas e atmosféricas inerentes ao ato de viajar. Perante a escassez de estudos no Brasil voltados para o entendimento dos motivadores de compra nos aeroportos brasileiros, este estudo se propõe a investigar o comportamento de compras de passageiros brasileiros, pesquisando motivações de compra em aeroportos. Para tanto, 157 passageiros brasileiros do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) foram convidados a participar de uma survey elaborada com base nas variáveis e constructos sugeridos por Geuens, Vantomme e Brengman (2004). Os resultados revelaram quatro dimensões de motivação de compra: duas delas ligadas às características de um aeroporto – Atmosféricas e Relacionadas ao Aeroporto – e outras duas comuns ao comportamento tradicional de compra – Social e Funcional. Baseado nas dimensões reveladas, os passageiros brasileiros foram classificados em quatro tipos distintos de consumidores: Consumidor Interativo, Consumidor Egocêntrico, Consumidor Tradicional e Consumidor Apático/Indiferente.
Referência(s)