Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estado e educação em Martinho Lutero: a origem do direito à educação

2011; Fundação Carlos Chagas; Volume: 41; Issue: 144 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742011000300012

ISSN

1980-5314

Autores

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa,

Tópico(s)

Seventeenth-Century Political and Philosophical Thought

Resumo

Este artigo analisa a relação entre Estado e Educação durante o movimento da Reforma Protestante do século XVI, enfatizando as ações de Martinho Lutero. Em um contexto em que a educação era organizada e mantida somente pela Igreja, Lutero propõe alterações tanto no que se refere à organização de um sistema educacional, quanto aos princípios e fundamentos da educação, defendendo que esta seja para todos, de frequência obrigatória e mantida pelo Estado. É sobretudo o caráter estatal atribuido à educação escolar que se pretende destacar, analisando, para isso, a formação do conceito de Estado para Lutero, bem como para sua época, e sua posição estabelecida diante das e com as autoridades seculares, ressaltando as contribuições que apresentou para que a educação constituísse um dever do Estado e um direito de todos os cidadãos.

Referência(s)