Estado e educação em Martinho Lutero: a origem do direito à educação
2011; Fundação Carlos Chagas; Volume: 41; Issue: 144 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742011000300012
ISSN1980-5314
AutoresLuciane Muniz Ribeiro Barbosa,
Tópico(s)Seventeenth-Century Political and Philosophical Thought
ResumoEste artigo analisa a relação entre Estado e Educação durante o movimento da Reforma Protestante do século XVI, enfatizando as ações de Martinho Lutero. Em um contexto em que a educação era organizada e mantida somente pela Igreja, Lutero propõe alterações tanto no que se refere à organização de um sistema educacional, quanto aos princípios e fundamentos da educação, defendendo que esta seja para todos, de frequência obrigatória e mantida pelo Estado. É sobretudo o caráter estatal atribuido à educação escolar que se pretende destacar, analisando, para isso, a formação do conceito de Estado para Lutero, bem como para sua época, e sua posição estabelecida diante das e com as autoridades seculares, ressaltando as contribuições que apresentou para que a educação constituísse um dever do Estado e um direito de todos os cidadãos.
Referência(s)