
Avaliação da satisfação dos pacientes submetidos à intervenção fisioterapêutica no município de Campo Maior, PI
2011; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-51502011000100006
ISSN1980-5918
AutoresJuscelino Rodrigues Gonçalves, Felipe Eduardo Lages Veras, Adriana Cavalcanti de Macêdo Matos, Isnammya Silvinne Araújo Lima,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoINTRODUÇÃO: Buscar satisfazer as necessidades dos usuários de serviços de saúde consiste em uma forma de medir a qualidade da atenção oferecida pelos profissionais desse setor, ainda que a qualidade da assistência continue sendo uma grande preocupação na saúde. OBJETIVO: Avaliar a satisfação dos pacientes em tratamento fisioterapêutico em quatro clínicas do município de Campo Maior, Piauí. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo e transversal em uma amostra de 80 pacientes. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário contendo 20 perguntas objetivas para avaliação da satisfação dos serviços oferecidos pelas clínicas selecionadas. RESULTADOS: Dos 80 entrevistados, 55% eram do gênero feminino, 26,25% pertenciam à faixa etária de 40 a 51 anos (26,25%), 46,75% fizeram o ensino fundamental, 66,75% possuíam renda mensal de 1 a 3 salários minimos e 66,25% não disponibilizavam de planos de saúde. A maioria dos indivíduos foi encaminhada por médicos e considerou a clínica de fácil acesso; 55% utilizava transporte particular ou alugado para locomoção; e a indicação de terceiros foi o principal motivo de escolha do serviço (65%). Os pacientes, em grande parte, mostraram-se satisfeitos com o tempo de espera para consulta, atendimento e uso dos aparelhos e confirmaram haver ótima relação com o fisioterapeuta. Os entrevistados ainda relataram ótima limpeza, conforto e boas instalações e consideraram suas necessidades de tratamento atendidas. CONCLUSÃO: No geral, observou-se grande satisfação dos usuários dos serviços de fisioterapia do município de Campo Maior. Entretanto, outros estudos se fazem necessários, correlacionando o grau de satisfação aos dados socioeconômicos.
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