Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso de mapas conceituais como recurso didático para aprendizagem de conceitos na disciplina de Interação Humano-Computador

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 14 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2012v9n14p66

ISSN

1807-0221

Autores

André Barros de Sales, Lucas Douglas N. Coelho, Márcia Barros de Sales,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

A buscapor mecanismos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem tem sido um dos desafios dos educadores. Nesse contexto e diante da necessidade de oferecer ao aluno recursos didáticos que o envolva no processo de aprendizagemsurgem os Mapas Conceituais que são alicerçados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a avaliação dos alunos quanto à abordagem dos mapas conceituais em sala de aula, para avaliar o potencial didático dessa ferramenta. Participaram desse estudo 16 alunos matriculados na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Esses avaliaram o uso de mapas conceituais como potencial recurso didático para aprendizado de novos conceitos.

Referência(s)