Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O inconsciente da escola

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73072013000300014

ISSN

1980-6248

Autores

Pierre Bourdieu,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O sistema de esquemas cognitivos que estao no principio de construcao da realidade e que sao comuns, num determinado momento, ao conjunto de uma sociedade, constitui o inconsciente cultural, ou melhor, o “transcendental historico” que serve de base ao senso comum (ou a doxa), isto e, a tudo aquilo que e “taken for granted”1 , que e percebido como evidente2 . Esse “transcendental historico” e, sem duvida, entre todos os aspectos da realidade historica, aquele que os historiadores tem maior probabilidade de ignorar, e isso nao apenas porque nao ha vestigio dele nos documentos historicos, que, por definicao, nao o registram. E como aquele que Hegel nomeia como “historiador original”, o qual, porque vive na propria epoca que descreve, relata tudo, menos o essencial, o que e evidente.

Referência(s)