
Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 37 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40602010000200009
ISSN1984-0411
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo discute as repercussões, no trabalho docente e na formação de professores, das profundas e marcantes transformações culturais verificadas nos últimos sessenta anos. Inicia com breves considerações acerca da condição pós-moderna, das análises culturais contemporâneas e suas filiações teóricas. Em seguida, trata das conexões entre cultura, pedagogias, escola e sujeitos escolares. Para dotar o trabalho de força argumentativa, apresenta uma amostra de estudos que realizam análises de fenômenos culturais contemporâneos, expondo e discutindo suas implicações para a educação e, consequentemente, para a formação de professores. Nessa direção, o artigo aborda o que pode ser considerado como contribuições das análises realizadas na conjunção dos Estudos Culturais com a Educação para a ampliação do âmbito de reflexões no campo da Formação de Professores.
Referência(s)