Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 49 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40602013000300003

ISSN

1984-0411

Autores

Marcus Levy Bencostta,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a história do mobiliário escolar enquanto componente de uma modernidade que tem como um dos seus focos de discussão os discursos e os projetos idealizados pelos arquitetos. Esta é a uma tentativa de tentar enxergá-los como autênticas peças de investigação que facilitam a compreensão de uma das faces da cultura material escolar. Com o presente tema coloco em cena a valorização do papel desses profissionais, muitos deles desconhecidos da historiografia da educação, que juntos com educadores e médicos pensaram caminhos possíveis para uma escola que almejava ser moderna. Assim, concentrarei minhas análises na realidade do ocidente europeu da primeira metade do século XX e o papel que desempenharam alguns arquitetos franceses como protagonistas na configuração de um mobiliário que procurava alcançar demandas que favorecessem a saúde e a aprendizagem dos alunos em sala de aula.

Referência(s)