Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Descrição do desenvolvimento neuropsicomotor e visual de crianças com deficiência visual

2010; Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Volume: 73; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0004-27492010000600012

ISSN

1678-2925

Autores

Telma de Araujo Souza, Vivian Estevam de Souza, Márcia Caires Bestilleiro Lopes, Silvia Prado Smit Kitadai,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor e visual de crianças com deficiência visual. Métodos: Foram avaliadas 45 crianças, de ambos os gêneros, em um período de 6 meses. As crianças foram distribuidas em dois grupos de estudo: experimental e de controle. Dessa forma aplicou-se a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e da funcionalidade visual. Resultado: No grupo controle 86,66% da amostra estava inadequado quanto ao comportamento da coordenação, entretanto, todos os aspectos analisados estavam inadequados. As diferenças entre os grupos mostraram-se significativas, já que valores como p<0,05 foram evidenciados, tanto no comportamento da funcionalidade visual, quanto no desenvolvimento neuropsicomotor. Conclusão: Na amostra estudada, observou-se que os deficientes visuais caracterizavam-se por apresentar atraso global, do desenvolvimento, principalmente no comportamento da coordenação.

Referência(s)