Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento da brincadeira e linguagem em bebês de 20 meses

2004; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722004000300002

ISSN

1806-9770

Autores

Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Maria Lúcia Seidl de Moura,

Tópico(s)

Early Childhood Education and Development

Resumo

Este estudo objetivou analisar a relação entre brincadeira e linguagem no desenvolvimento inicial. Participaram 30 díades mãe-bebê, das classes baixa e média da cidade do Rio de Janeiro, com bebês de 20 meses de idade. A brincadeira dos bebês (sozinhos e com a mãe) foi observada, registrada em vídeo e classificada segundo seu caráter funcional/simbólico. Sua capacidade de produção de linguagem foi medida pelo instrumento MacArthur (Inventário do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas - BATES). As análises envolveram ainda aspectos afetivos e cognitivos da fala materna e seu nível de escolaridade. Não foi encontrada correlação entre os dois domínios, suscitando discussão metodológica e acerca da hipótese de interrelação entre domínios cognitivos. Contudo, se verificou um importante aspecto relativo à brincadeira conjunta: a brincadeira do bebê aos 20 meses, com a participação da mãe, ganha em duração e complexidade, o que parece apontar para a influência materna no desenvolvimento dessa habilidade.

Referência(s)
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