Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Explorando práticas do desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas do setor de equipamentos médico-hospitalares

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2012000100008

ISSN

1806-9649

Autores

Glauco Henrique de Sousa Mendes, José Carlos de Toledo,

Tópico(s)

Operations Management Techniques

Resumo

Fatores de sucesso no processo de desenvolvimento de produtos (PDP) em empresas de pequeno e médio porte (PMEs) do setor de equipamentos médico-hospitalares, do Estado de São Paulo, são identificados e analisados. Um modelo conceitual para explicar o relacionamento entre práticas de gestão do PDP e o desempenho dos novos produtos foi elaborado e testado. O modelo considera oito fatores: vantagem (ou diferenciação) do produto, habilidades de marketing, fontes de tecnologia, habilidades da empresa, habilidades do líder de projeto, integração funcional, organização da equipe de projeto e qualidade de execução do PDP. Uma pesquisa de levantamento (survey) foi realizada em 30 empresas desse setor, obtendo-se dados de 49 projetos de novos produtos. Os resultados apontam que a gestão do PDP, nessas empresas, deve atentar para ações que promovam as habilidades de marketing e a integração funcional durante o PDP e a qualidade na execução das atividades de pré-desenvolvimento, pois esses fatores, em relação aos demais, têm um impacto positivo relativamente maior no sucesso do novo produto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX