Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Dos tempos e lugares do campo educacional: uma análise dos percursos de investigação em Portugal (1900-2000)

2004; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 25 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782004000100006

ISSN

1809-449X

Autores

José Augusto Pacheco,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Incide sobre os tempos e lugares do campo educacional, ou das ciências da educação, fazendo uma análise reflexiva sobre os percursos de investigação desde a sua emergência até a fase da sua maturidade e consolidação epistemológica. Os lugares estão no aparelho administrativo do Estado, sobretudo nos ministérios ligados à educação e à ciência, nas instituições de ensino superior e nas escolas dos ensinos básico e se cundário. Os tempos investigativos encontram-se na encruzilhada de dúvidas, de dependências, de incertezas e de uma coragem que falta alicerçar no interior da comunidade científica comprometida com as ciências sociais e com as questões relativas ao campo educacional.

Referência(s)