
Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet: estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
2006; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-76122006000300006
ISSN1982-3134
AutoresTatiana Ghedine, Maurício Gregianin Testa, Henrique Mello Rodrigues de Freitas,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo analisa o funcionamento e as características das iniciativas de educação a distância em grandes empresas no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso, um na universidade corporativa de uma subsidiária de uma multinacional americana e outro em um centro de treinamento da produção (CTP) de uma subsidiária de uma multinacional européia. O estudo de caso utilizou basicamente três formas de coleta de dados: a observação direta das instalações e funcionamento das unidades de análise, a realização de entrevistas informais (não-estruturadas) com alguns integrantes das equipes durante o período de observação e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados ajudam a compreender essas organizações no que se refere a aspectos como concepção educacional, público-alvo, financiamento, desenvolvimento dos cursos, avaliação, custos iniciais, retorno sobre o investimento, vantagens e desvantagens.
Referência(s)