Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DE AGROTÓXICOS ORGANOCLORADOS EM CAMARÃO E PESCADO POR CROMATOGRAFIA A GÁS COM DETECTOR DE MICRO CAPTURA DE ELETRONS (GC-µECD)

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 24; Linguagem: Português

10.5380/pes.v24i1.39010

ISSN

1983-9847

Autores

V. L. Ferracini, S. C. do N. de Queiroz, Maria Aparecida Rosa, Débora Renata Cassoli Souza, J. F. de Queiroz, L. C. Paraíba,

Tópico(s)

Dye analysis and toxicity

Resumo

Otimizou-se um método analítico para a determinação de multirresíduos de organoclorados em camarão marinho para a espécie Litopenaeus vannamei e em músculo de peixes da espécie Oreochromis sp., chamada popularmente de tilápia-vermelha. Utilizou-se a técnica de extração denominada QuEChERS, empregando cromatografia a gás com detector de micro captura de elétrons (CG-µECD) para análise dos seguintes organoclorados em amostras de camarão e em músculo de peixes: hexaclorobenzeno, lindano, DDE, DDT, clorpirifós, endossulfan sulfato, endossulfan beta, endossulfan alfa, heptacloro, aldrin, endrin e dieldrin. O limite de detecção para todos os compostos foi de 0,0005 µg∙g-1 e o limite de quantificação do método foi estabelecido em 0,005 µg∙g-1. Os valores de recuperação variaram entre 80 % e 120 % com desvio padrão (RSD) abaixo de 20 % para todos os compostos.

Referência(s)