SEGMENTAÇÃO DE MERCADO COM BASE NAS PREFERÊNCIAS DOS TURISTAS: UMA APROXIMAÇÃO MULTIVARIADA
2010; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7784/rbtur.v4i2.265
ISSN1982-6125
AutoresSérgio Dominique‐Ferreira, Sancha Catarina Frazão Maia, Antonio Rial Boubeta,
Tópico(s)Diverse Aspects of Tourism Research
ResumoNas últimas décadas, o turismo converteu-se num dos sectores mais preponderantes da economia à escala mundial. Concretamente, nos casos de Portugal e Brasil, a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) e na criação de emprego é bastante relevante. Neste sentido, orientar-se por um marcado enfoque de Marketing na gestão dos recursos turísticos de um país assume-se como estratégia primordial. Tal enfoque deverá basear-se em inovações metodológicas que permitam conhecer as preferências dos turistas com rigor, tornando-se assim numa vantagem competitiva. Neste âmbito, o principal objectivo deste estudo é ilustrar a importância e os benefícios relacionados com a utilização de metodologias multivariadas no momento de segmentar o mercado. No presente estudo levou-se a cabo uma Análise Cluster, com recurso a um método hierárquico e a uma posterior aplicação de um método de optimização. Os principais resultados deste trabalho permitem identificar a existência de cinco clusters que se diferenciam por atribuírem especial importância a determinados atributos turísticos, no momento de eleger um destino turístico. Em definitiva, comprova-se a importância de levar a cabo uma segmentação post hoc, com base nas preferências dos consumidores, em detrimento de segmentações tradicionais, conhecidas como a priori, que têm por base critérios sócio-demográficos.
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