Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O sentido de vida e o estresse do professorado: um estudo correlacional

2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1981-0490.v12i1p111-122

ISSN

1981-0490

Autores

Joilson Pereira da Silva, Bruno Figueiredo Damásio, Suéllen Alencar Melo,

Tópico(s)

Workaholism, burnout, and well-being

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo realizar um levantamento acerca dos índices de estresse percebido entre professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade de Campina Grande, PB, além de analisar como o estresse percebido correlaciona-se com os índices de sentido de vida. A amostra foi composta por 517 professores escolares das redes pública e particular, de ambos os sexos. Os resultados apontam que o índice de estresse percebido é relativamente alto, entretanto, é amplamente mediado pelos índices de sentido de vida. Conclui-se que a realização existencial é um aspecto que proporciona uma melhor adaptação ao cotidiano potencialmente estressor ao modificar a percepção do evento ou modificando as estratégias de enfrentamento, potencializando a saúde mental desses profissionais.

Referência(s)