
O sentido de vida e o estresse do professorado: um estudo correlacional
2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1981-0490.v12i1p111-122
ISSN1981-0490
AutoresJoilson Pereira da Silva, Bruno Figueiredo Damásio, Suéllen Alencar Melo,
Tópico(s)Workaholism, burnout, and well-being
ResumoO presente estudo teve como principal objetivo realizar um levantamento acerca dos índices de estresse percebido entre professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade de Campina Grande, PB, além de analisar como o estresse percebido correlaciona-se com os índices de sentido de vida. A amostra foi composta por 517 professores escolares das redes pública e particular, de ambos os sexos. Os resultados apontam que o índice de estresse percebido é relativamente alto, entretanto, é amplamente mediado pelos índices de sentido de vida. Conclui-se que a realização existencial é um aspecto que proporciona uma melhor adaptação ao cotidiano potencialmente estressor ao modificar a percepção do evento ou modificando as estratégias de enfrentamento, potencializando a saúde mental desses profissionais.
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