Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INVESTIGAÇÃO SOBRE FATORES DE SUCESSO E INSUCESSO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS INHUMAS

2013; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Linguagem: Português

10.15628/holos.2013.1377

ISSN

1807-1600

Autores

Lucas Nonato de Oliveira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Trabalhos científicos que tratam do desempenho de estudantes vêm sendo recentemente abordadas, principalmente no tocante às melhorias dos processos de ensino e aprendizagem, condições de estudo e da instituição de ensino. Este trabalho teve como objetivo analisar a necessidade atual da Rede Federal de Ensino Técnico no tema da erradicação da evasão e reprovação no ensino tecnológico. Desta maneira, foram aplicados questionários sobre as condições sócio-econômicas e pedagógicas dos estudantes do nível técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Inhumas, associados a dados fornecidos pelos registros escolares relacionados à aprovação, reprovação ou reprovação por faltas dos estudantes. Após analise das respostas provenientes dos questionários e das notas obtidas durante os anos de 2007 até 2010, ficou evidente a necessidade de aprimoramentos do ensino técnico federal, como a criação de novos institutos, novos cursos nas instituições existentes, bem como a instalação de novos laboratórios, equipamentos, infraestrutura, além de aperfeiçoamentos nos procedimentos pedagógicos, contratação de professores e uso de ferramentas complementares de acompanhamento do desempenho dos estudantes nas disciplinas cursadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX