Estudo comparativo da organização das escolas de natação - Três casos versus três parâmetros do processo ensino-aprendizagem
2008; Desafio Singular; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.6063/motricidade.4(3).275
ISSN2182-2972
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO objectivo deste estudo foi diagnosticar as diferencas da organizacao de quatro escolas de natacao, ao nivel dos seguintes parâmetros: tempo de aula, numero de alunos por turma e idade dos alunos versus nivel de ensino, ao longo de sete meses. A amostra a que se refere o estudo foi constituida por trinta e uma (31) criancas, do escalao etario entre os quatro e os nove anos, sem qualquer tipo de experiencia de adaptacao ao meio aquatico. Para o proposito utilizou-se uma ficha diagnostica da adaptacao ao meio aquatico. A analise descritiva dos dados recolhidos atraves da ficha de observacao foram calculados atraves da media (X) e desvio padrao (sd). O estudo das diferencas das medias e o seu significado estatistico entre os tres grupos que constituiram a amostra foi testado atraves do Teste-t-student, tendo sido utilizado o teste PLSD de Fisher com um nivel de significância de 95% (P≤0,05). Os resultados indicam que os alunos da escola de natacao de Valongo possuem uma melhor adaptacao ao meio aquatico do que os alunos das escolas de natacao de S. J. da Madeira e Lamas. Nos parâmetros de equilibrio e propulsao o nivel de execucoes no exercicio de deslize na posicao dorsal foi superior na escola de natacao de S. J. da Madeira relativamente a da escola de natacao de Lamas e que os alunos da escola de natacao de Lamas apresentaram maiores dificuldades na imersao completado corpo, em relacao aos alunos das escolas de S. J. da Madeira e Valongo. Os alunos da escola de natacao de Valongo nao executaram nenhum salto, o que provocou diferencas de medias estatisticamente significativas em relacao as outras duas escolas, sendo a escola de Lamas a que apresenta melhores resultados.
Referência(s)