
Valores organizacionais e criação do conhecimento organizacional inovador
2009; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552009000100004
ISSN1982-7849
AutoresLilian Aparecida Pasquini Miguel, María Luisa Mendes Teixeira,
Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoA inovação, fonte de vantagem competitiva, baseia-se na criação de conhecimento organizacional, para a qual contribui o aprendizado individual. A aprendizagem individual tradicional/comportamentalista e construtivista pode ser entendida, por extensão, como aprendizagem organizacional. O conhecimento inovador necessita que, em conjunto com as condições capacitadoras -intenção, flutuação ou caos, autonomia, redundância e variedade de requisitos - o processo de aprendizagem seja de natureza construtivista, por ser este o único capaz de gerar aprendizado de soluções novas. Os valores organizacionais são crenças que orientam o comportamento organizacional e constituem metas motivacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar a relação entre valores organizacionais e a criação do conhecimento. A pesquisa exploratória descritiva empregou o método quantitativo. Os valores organizacionais apresentaram-se associados principalmente a aspectos de criação do conhecimento no âmbito interno das organizações. A orientação para o ambiente externo surgiu como menos relacionada aos valores organizacionais.
Referência(s)