
[NO TITLE AVAILABLE]
2007; Universidade de São Francisco; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-82712007000100016
ISSN2175-3563
Autores Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoNewark: IRA, xvi + 182 p. Ha um consenso entre cientistas de todas as areas de que e fundamental para as ciencias a publicacao dos trabalhos realizados como forma de democratizacao do saber, generalizacao do conhecimento e possibilidade de uma avaliacao mais ampla realizada pelos pares e pela comunidade em geral. A preocupacao marcante no livro organizado por Shelley B. Wepner e Linda B. Gambrell e justamente com a publicacao. A primeira atua na School of Education at Manhattanville College e a segunda na Clemson University, tendo ambas ativa participacao em sociedades cientificas e muitas publicacoes. Alem disso, contaram com a colaboracao de docentes de varias universidades dos Estados Unidos. A apresentacao foi escrita por Richard L. Allington, que considera o livro imprescindivel para os produtores de conhecimento, enfocando os varios problemas da publicacao cientifica. O prefacio leva a assinatura das organizadoras que explicitam suas intencoes na elaboracao do livro e fazem os devidos agradecimentos a todos que colaboraram para que ele se concretizasse. O livro foi organizado em quatro partes, cada uma com um numero variado de capitulos, um epilogo, quatro apendices, indice de autores e indice de conteudo que facilitam a consulta a aspectos especificos. O apendice apresenta uma relacao das Associacoes e Organizacoes Internacionais e Norte-Americanas sobre leitura com os respectivos enderecos, periodicos publicados, bem como jornais e boletins informativos pelos quais respondem. Trata-se de informacao util a profissionais e pesquisadores. O Apendice B da continuidade ao primeiro, fornecendo o mesmo tipo de informacao em relacao a associacoes estaduais do referido pais. O Apendice C traz enderecos de editoras comerciais dos EUA que publicam livros sobre leitura. Finalmente, o Apendice D e mais pertinente ao conteudo do livro e traz uma relacao comentada de livros sobre escrever para publicacao, o mais antigo datando de 1993 e o mais recente de 2005, que tambem podem ser de grande interesse para o leitor. A primeira parte recebeu o titulo de “Comecando o processo de publicacao” e ficou composta por tres capitulos. Esta, como as demais partes, e apresentada pelas organizadoras de forma clara e sucinta quanto aos seus objetivos e conteudo. A presente parte oferece ao leitor as consideracoes essenciais para se manter como autor. O capitulo 1 foi redigido por Wepner, que trata de como desenvolver uma ideia ou materia passivel de publicacao, cuidando da criatividade, do interesse geral e de que seja realista quanto a publicacao. Tambem enfoca a importância de se aprender muito sobre o processo de aprender para se manter capaz para publicar, bem como desenvolver habilidades para escrever tendo em vista a publicacao. Apresenta diretrizes muito claras e uteis. Enriquece o capitulo com a insercao de quadros em que diversos autores apresentam suas vivencias e opinioes sobre a materia, estrategia tambem usada em outros capitulos. O capitulo seguinte foi redigido por Linda B. Grambell Lesley, M. Morrow e Jacqueline A. Malloy. Comecam pela necessidade do autor conhecer-se e definir que tipo de escritor quer ser, descrevem recursos e materiais a serem usados, definicao de uma estrutura, aspectos a evitar, necessidade de concisao etc. O ultimo capitulo trata da producao em colaboracao e e produto de Nancy D. Padak e Timothy Rasinski. A questao e tratada desde a tomada da decisao de trabalhar junto, dos cuidados a tomar, ate as estrategias a serem usadas para se obter a desejada produtividade. A segunda parte trata do escrever para periodicos cientificos e tambem e constituida por tres capitulos, o primeiro escrito por Judith P. Mitchell e D. Ray Ruetzel, que comecam descrevendo o processo para escrever para o referido suporte de informacao; os seus varios tipos, a escolha e adequacao do texto ao periodico e os cuidados na preparacao do material lembram que e um processo que pode requerer muito tempo, acertos e revisoes nas rejeicoes, comuns no processamento. O capitulo seguinte e uma continuidade e foi elaborado por Donna Alvermann e David Reinking, que analisam e caracterizam o genero artigo de pesquisa para periodicos cientificos, o que requer mais calculo,
Referência(s)