Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73072014000100010

ISSN

1980-6248

Autores

Mônica Caldas Ehrenberg,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo versa sobre a possibilidade de reconhecer a cultura corporal como sistematizadora da linguagem do corpo, e essa, como fonte de produção do gesto e da expressão na Educação Infantil. O objetivo principal da pesquisa é identificar o entendimento de professores acerca da cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física para a Educação Infantil. A metodologia seguiu o caminho da pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Os resultados apontam que as práticas corporais são contempladas na Educação Infantil, porém nem sempre sob a chancela da Educação Física. Pautados pela historicidade esportiva da Educação Física, os professores entrevistados compreendem essa disciplina como desfavorável para estar na Educação Infantil. Diante disso, vislumbra-se a necessidade de apresentar e de ressignificar aos professores de Educação Infantil uma Educação Física contemporânea que compreenda a cultura corporal como sistematizadora da linguagem corporal.

Referência(s)