
História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang
2010; National History Association; Volume: 30; Issue: 60 Linguagem: Português
10.1590/s0102-01882010000200004
ISSN1806-9347
AutoresMaría Aparecida Bergamaschi, Juliana Schneider Medeiros,
Tópico(s)Indigenous Cultures and History
ResumoA educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma "indianização" das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta.
Referência(s)