Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang

2010; National History Association; Volume: 30; Issue: 60 Linguagem: Português

10.1590/s0102-01882010000200004

ISSN

1806-9347

Autores

María Aparecida Bergamaschi, Juliana Schneider Medeiros,

Tópico(s)

Indigenous Cultures and History

Resumo

A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma "indianização" das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta.

Referência(s)