Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Vislumbrando a iniciação científica a partir das orientadoras de bolsistas da Enfermagem

2011; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 64; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672011000200007

ISSN

1984-0446

Autores

Alacoque Lorenzini Erdmann, Joséte Luzia Leite, Keyla Cristiane do Nascimento, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender o significado da iniciação científica para os orientadores de bolsistas de Enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil. Tratou-se de pesquisa qualitativa do tipo Teoria Fundamentada em Dados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com sete orientadoras de bolsistas de iniciação científica constituindo-se em dois grupos amostrais. O fenômeno "vislumbrando nas atividades de iniciação científica dos grupos de pesquisa, coordenadas pelo orientador pesquisador, as bases da formação de competências em pesquisa do ser bolsista iniciação científica da enfermagem" emergiu da inter-relação de seis categorias. Ser orientador pesquisador formador de recursos humanos em pesquisa desde a iniciação científica requer competências pedagógicas, instrumentais, gerenciais e políticas de investigação em enfermagem e saúde.

Referência(s)