Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada

2005; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 28 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782005000100008

ISSN

1809-449X

Autores

Janete Magalhães Carvalho,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O artigo faz uma análise dos sistemas de representação de professores, delegados eleitos para participarem do GT - Formação e Valorização do Magistério, por ocasião da realização do Seminário Estadual de Política Educacional do Espírito Santo, sobre os processos de formação continuada desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Utiliza como referencial de análise as categorias de não-lugar, lugar, espaços-tempos e comunidades compartilhadas, a partir das obras de Lefebvre (1983), Augé (1994), Certeau (2001) e Santos (2000), dentre outros. Trabalha com metodologia baseada em coleta de dados por meio de questionário composto de questões abertas e fechadas. Aponta como resultado que o sistema de representação de professores enuncia a necessidade de instauração de processos de formação continuada voltados para a "utópica" de constituição de um coletivo escolar que supere, por meio de comunidades compartilhadas, o não-lugar por eles ocupado até então.

Referência(s)