Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar

2006; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 14; Issue: 53 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362006000400007

ISSN

1809-4465

Autores

Luciana Rosa Marques,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo discute as políticas de democratização/descentralização da gestão escolar. Para tal, analisa estas políticas no município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, no período de 2003/2004. Partindo da idéia de que o ideário neoliberal apropriou-se da bandeira da democratização, originalmente defendida no campo progressista, escolheu-se um município cujas forças que estavam no poder, à época da coleta de dados, se colocavam no campo popular. Percebeu-se, neste estudo, que são veiculados conteúdos democráticos nas políticas educacionais municipais. Busca-se demonstrar, desta forma, que as políticas de descentralização podem contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola e, portanto, para a sua transformação.

Referência(s)