
Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar
2006; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 14; Issue: 53 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362006000400007
ISSN1809-4465
Autores Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste artigo discute as políticas de democratização/descentralização da gestão escolar. Para tal, analisa estas políticas no município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, no período de 2003/2004. Partindo da idéia de que o ideário neoliberal apropriou-se da bandeira da democratização, originalmente defendida no campo progressista, escolheu-se um município cujas forças que estavam no poder, à época da coleta de dados, se colocavam no campo popular. Percebeu-se, neste estudo, que são veiculados conteúdos democráticos nas políticas educacionais municipais. Busca-se demonstrar, desta forma, que as políticas de descentralização podem contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola e, portanto, para a sua transformação.
Referência(s)