
Eleições e capital social: uma análise das eleições presidenciais no Brasil (2002-2006)
2007; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-62762007000200001
ISSN1807-0191
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoEste artigo tem como objetivo central examinar a influência do processo eleitoral presidencial em 2002 no Brasil na constituição de capital social em 2006, tanto na dimensão institucional quanto informal. Tomando como base de análise os dados do ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro), postulamos a hipótese de que em condições de adversidades políticas e éticas, procedimentos formais pouco incidem na formação de capital social institucional e empoderamento político dos cidadãos, levando-os a manterem predisposições negativas em relação à política. Tal situação gera uma cultura política desconfiada, propiciando a prevalência de fatores de natureza populista e subjetiva na eleição e reeleição de um candidato, neste caso, Luiz Inácio Lula da Silva.
Referência(s)