
Desafios na implantação, desenvolvimento e sustentabilidade da Política de Educação Permanente em Saúde no Paraná, Brasil
2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0104-12902013000400012
ISSN1984-0470
AutoresSônia Cristina Stefano Nicoletto, Vera Lúcia Ribeiro de Carvalho Bueno, Elisabete de Fátima Pólo de Almeida Nunes, Luiz Cordoni Júnior, Alberto Durán Gonzáléz, Fernanda de Freitas Mendonça, Eliane Cristina Lopes Brevilheri, Gisele dos Santos Carvalho,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoBusca-se compreender o processo de implantação, desenvolvimento e sustentabilidade da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Paraná. Os dados são de nove grupos focais realizados em municípios das macrorregiões do Paraná. Participaram 77 sujeitos oriundos dos Polos Regionais de Educação Permanente em Saúde (Preps). A implantação descentralizada de 22 Preps permitiu maior capilaridade e valorização dos espaços locorregionais. As instituições de ensino tiveram papel relevante. Houve ampla articulação em torno da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, com destaque para o curso de formação de facilitadores em EPS. O processo vivenciado esteve permeado por dificuldades/facilidades. Comprometimento dos gestores com a política, a prática da avaliação e a mudança do modelo gerencial verticalizado foram apontados como condições para a sustentabilidade da EPS. Os modos operativos da política foram praticados/experimentados de forma única no Paraná. Como idealizada a EPS precisa ser uma política e não um programa de governo.
Referência(s)