
Avaliação e intervenção no desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Down
2010; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382010000100003
ISSN1980-5470
AutoresAna Paula Maurília dos Santos, Sílvio Luiz Indrusiak Weiss, Geciely Munaretto Fogaça De Almeida,
Tópico(s)Assistive Technology in Communication and Mobility
Resumoo objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento motor de uma criança com síndrome de Down e verificar os efeitos de um programa de intervenção motora específica. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Para a avaliação do desenvolvimento motor foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM que analisa as áreas da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal/linguagem, e lateralidade. Essa criança participou, respectivamente, de avaliação motora, intervenção motora (32 sessões, 2 vezes semanais) e reavaliação motora. As intervenções motoras mostraram avanços positivos nas áreas da motricidade global, equilíbrio e organização espacial. A motricidade fina, esquema corporal e a organização temporal /linguagem não apresentaram avanços. Verificou-se que a linguagem foi a área de maior prejuízo. O quociente motor em todos os itens foi classificado como muito inferior, o que se caracteriza como déficit motor. Esses dados justificam a relevância de programas de intervenção motora para essa população.
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