Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal

2014; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552014000100003

ISSN

1982-7849

Autores

Rosália Rodrigues Alves, Cléber Carvalho de Castro, Cleverton Luiz Souto,

Tópico(s)

Public Policy and Administration Research

Resumo

Este trabalho objetivou analisar o processo de institucionalização do curso de graduação em administração pública a distância da Universidade Federal de Lavras e, especificamente, analisar as fases do processo de institucionalização e identificar evidências de isomorfismo e legitimação. Para tanto, o estudo baseia-se na teoria de Tolbert e Zucker (1998) que subdivide o processo de institucionalização em três distintas fases: habitualização, objetificação e sedimentação. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do curso, do Centro de Educação a Distância e do departamento de Administração e Economia, totalizando 11 entrevistas. Essas foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, realizou-se análise de conteúdo temática com o apoio do software livre Weft QDA (Qualitative Data Analysis). De uma forma geral, pode-se perceber que está ocorrendo o processo de institucionalização do curso de administração pública a distância, apresentando um estágio moderado de habitualização e objetificação, e um estágio de baixa sedimentação. Nesse processo, evidenciaram-se o isomorfismo coercitivo e a legitimidade regulativa.

Referência(s)