Artigo Acesso aberto

Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40602012000200009

ISSN

1984-0411

Autores

Laurinda Leite, Luís Gonzaga Pereira Dourado, Sofia Morgado, Teresa Vilaça, Clara Vasconcelos, M. Arminda Pedrosa, Ana Sofía Afonso,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Questões são enunciados que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área.

Referência(s)