Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Empresas de revestimento cerâmico e suas estratégias competitivas e de produção

2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2001000100007

ISSN

1806-9649

Autores

Edemilson Nogueira, Alceu Gomes Alves Filho, Ana Lúcia Vitale Torkomian,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Neste trabalho identificamos e discutimos as estratégias competitivas e de produção adotadas por doze empresas da indústria brasileira de cerâmica para revestimento. Realizamos entrevistas em empresas nos Estados de São Paulo e Santa Catarina e identificamos cinco grupos estratégicos. Os resultados obtidos mostram que existem muitas combinações possíveis de estratégias competitivas e de produção. Mesmo dentro de cada grupo estratégico, encontramos estruturas de manufatura e sistemas administrativos muito diferenciados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX