Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Escolas radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático

2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 27; Issue: 46 Linguagem: Português

10.1590/s0103-636x2013000300003

ISSN

1980-4415

Autores

Márcia Maria Alves de Assis,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo nos remetemos à nossa pesquisa de mestrado, cujo tema é o ensino de matemática pelo rádio, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1950 a 1970. As Escolas Radiofônicas foram instaladas no RN pela Igreja Católica como forma de levar o ensino formal a comunidades da zona rural. A pesquisa tomou como fontes os arquivos da Arquidiocese de Natal e os depoimentos daqueles que participaram das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais, Logradouro e Catolé, que hoje fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN). Os caminhos da pesquisa nos conduziram a buscar respaldo na História Oral e nos conceitos da História Cultural. Conseguimos evidenciar algumas aplicações do conhecimento matemático estudado nas Escolas Radiofônicas em situações das atividades agrícolas de alunos, como é o caso da cubação da terra. Obtivemos, também, alguns resultados sobre os métodos de ensino e alguns materiais didáticos da época, os quais foram apresentados no produto educacional da pesquisa (em documentário, formatado em DVD).

Referência(s)