
Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 23 Linguagem: Português
10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24
ISSN2236-4242
Autores Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoEste artigo objetiva discutir a importância da inserção dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que acreditamos que eles colaboram, significativamente, no desenvolvimento da linguagem e funcionam como objeto e instrumento de trabalho para professores. Para cumprirmos essa meta, apoiamo-nos em alguns teóricos que abordam o tema, como Bentes (2006), Koch (1997; 2006), PCN (1998), Schneuwlye Dolz (2004) e Oliveira (2008). Percebemos ao longo deste estudo, que o ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizado da língua. Afinal, o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros contribui para o aluno ter acesso à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversos textos.
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