Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa

2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 23 Linguagem: Português

10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24

ISSN

2236-4242

Autores

Aline Segate,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Este artigo objetiva discutir a importância da inserção dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que acreditamos que eles colaboram, significativamente, no desenvolvimento da linguagem e funcionam como objeto e instrumento de trabalho para professores. Para cumprirmos essa meta, apoiamo-nos em alguns teóricos que abordam o tema, como Bentes (2006), Koch (1997; 2006), PCN (1998), Schneuwlye Dolz (2004) e Oliveira (2008). Percebemos ao longo deste estudo, que o ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizado da língua. Afinal, o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros contribui para o aluno ter acesso à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversos textos.

Referência(s)