
Análise das habilidades cognitivas requeridas dos candidatos ao cargo de contador na Administração Pública Federal, utilizando-se indicadores fundamentados na visão da Taxonomia de Bloom
2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 46 Linguagem: Português
10.1590/s1519-70772008000100009
ISSN1808-057X
AutoresJorge José Barros de Santana, Dimmitre Morant Vieira Gonçalves Pereira, Jorge Expedito de Gusmão Lopes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo objetiva detectar, através dos seis níveis de conhecimento da Taxonomia de Bloom, qual a tendência das habilidades cognitivas requeridas, quando da demanda por profissionais contadores pela Administração Direta e Indireta da União, utilizando-se da análise das questões de algumas recentes provas de concursos (1999 a 2006), o que evidenciará um perfil de desempenho intelectual delineado por esse setor público. A partir dessa análise, busca-se fazer uma reflexão sobre os caminhos a serem percorridos, para que o profissional contador possa atingir as demandas de desempenho intelectual exigidas pelo atual cenário de desenvolvimento tecnológico e econômico mundial. O artigo foi desenvolvido utilizando-se do método indutivo, mediante pesquisas bibliográficas e documentais, além de técnicas de investigação estatística. Aborda-se o histórico das últimas mudanças ocorridas no mercado profissional, em especial do setor público, e o entendimento dos fundamentos da Taxonomia de Bloom, apresentando como proposta alguns indicadores de aprendizagem mais voltados para uma realidade atual. O resultado da pesquisa demonstrou que não se está exigindo dos candidatos ao cargo de contador (ou com especialidade em contabilidade) os mais altos indicadores de habilidades cognitivas. Verifica-se, portanto, a necessidade de mudanças efetivas nos rumos dessa profissão, para que se possa garantir o espaço almejado para todos aqueles que optaram em trabalhar e desenvolver as Ciências Contábeis.
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