Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Paulo Freire, o testemunho e a pedagogia católica: a ação histórica contra o fatalismo

2014; National Association of Post-Graduate Research in Social Sciences; Volume: 29; Issue: 85 Linguagem: Português

10.1590/s0102-69092014000200004

ISSN

1806-9053

Autores

Eduardo Dullo,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O educador Paulo Freire apresenta duas fontes para o sentimento de fatalismo presente em nossa sociedade: a visão distorcida de Deus e o contexto histórico-social brasileiro. Com base nisso, ele realiza sua crítica social como denúncia do mundo injusto que impede a plena realização da pessoa humana e como anúncio e fomento de uma nova ordem social, desenvolvida e democrática. Para tanto, faz-se necessário promover no sujeito o senso histórico e a capacidade de ação no mundo. Em minha análise, discuto a fundamentação católica da sua proposta pedagógica da conscientização e de sua estratégia narrativa do testemunho como produtoras de mudança social e como exemplos da nova relação católica com o mundano.

Referência(s)