Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Técnicas da pesquisa operacional aplicadas na otimização dos serviços postais

2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2001000100004

ISSN

1806-9649

Autores

Deise Maria Bertholdi Costa, María Teresinha Arns Steiner, Celso Carnieri, Luzia Vidal S. Zamboni, Arinei C. Lindbeck da Silva,

Tópico(s)

Optimization and Packing Problems

Resumo

O presente trabalho apresenta uma metodologia para a otimização do serviço de entrega de correspondências realizado pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) a partir da aplicação de algumas técnicas da Pesquisa Operacional. Como o serviço de entrega e as etapas que o antecedem (separação e ordenação dos objetos) são realizadas manualmente, existe a necessidade de otimizá-las e isto é possível redefindo-se as regiões de atendimento para cada carteiro. Para tanto, o problema foi tratado como um problema de roteamento de veículos. Vários algoritmos clássicos foram utilizados; inicialmente para definir as áreas de atendimento dos carteiros, chamados de distritos postais e, a seguir, para estabelecer o roteiro de entrega das correspondências, considerando, nesta fase, as distâncias reais entre os pontos de entrega. Vários testes computacionais foram realizados, variando-se os algoritmos e parâmetros iniciais e suas respostas comparadas através das distâncias totais e de tempos computacionais, determinando-se, assim, os algoritmos com melhores desempenhos.

Referência(s)