Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Âncoras de Carreira para Agentes de Viagens: Um Estudo Exploratório com Base no Modelo de Edgard Schein

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/tes.v6i1.26756

ISSN

1983-5442

Autores

Juliana De Moraes Nascimento, Naiara Fernandes da Costa, Marcelo de Souza Bispo,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O mercado de trabalho dos agentes de viagens é um campo em constanteexpansão. Todos os dias novos empreendimentos são abertos no Brasil e com ocrescimento desta atividade, cada vez mais pessoas estão buscando entrar no mercadoturístico. Com isso, o presente estudo teve por objetivo identificar as inclinaçõesprofissionais dos agentes de viagens de acordo com o inventário de âncoras de carreiraproposta por Schein (1993, 1996), bem como as suas principais características, paraadequá-las às necessidades das agências e obter o melhor de cada funcionário.Abordam-se primeiramente as principais conceituações de termos utilizados no turismoe conceitos de gestão de pessoas no que tange a planos de carreira. Mostra-se tambémum panorama das agências de viagens, bem como a evolução de seus profissionais.Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva e quantitativa a fim de melhor construirum referencial teórico sobre o tema. Uma pesquisa de campo foi realizada junto aosagentes de viagens, onde são apresentadas análises, somadas ao referencial teórico,sobre aspectos de suas formações pessoais, sobre suas carreiras e também sobre odesenvolvimento das mesmas, através da identificação do perfil dos agentes de viagensno mercado da cidade de São Paulo, Brasil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX