
A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal
2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1980-65742013000100009
ISSN1980-6574
AutoresValmo José Penna Moreira, Cristino Julio Alves da Silva Matias, Pablo Juan Greco,
Tópico(s)Sport Psychology and Performance
ResumoO estudo teve como objetivo observar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento no futsal e analisar como o método de ensino aplicado influencia o conhecimento tático processual. A amostra foi composta por 15 jogadores de duas diferentes equipes (n=30). As equipes disputavam competições da categoria sub-09. Houve o registro de 18 sessões de treinos por meio de filmagens. O método global propiciou melhoras no conhecimento tático processual no parâmetro oferecer e orientar-se e no reconhecer espaços. Com o método analítico houve melhoras apenas no parâmetro oferecer e orientar-se. Os resultados apontam que o treinamento centrado na tomada de decisão, no parâmetro tático, como indicativos para o desenvolvimento de jogadores capazes de ações autônomas inteligentes e criativas.
Referência(s)