
Posicionando pessoas como aventureiros potenciais: imagens de risco-aventura em matérias de revista
2008; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 20; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822008000400008
ISSN1807-0310
Autores Tópico(s)Recreation, Leisure, Wilderness Management
ResumoEsta pesquisa focalizou o uso de imagens de risco-aventura em revistas em uma perspectiva diacrônica, de modo a investigar sua legitimação e a emergência de novas estratégias de gestão do risco na contemporaneidade. Utilizamos uma amostra da revista Veja relativa ao período de 1968 a 2003, totalizando 212 exemplares. A análise sugere que a presença de atividades de risco-aventura na mídia, numa perspectiva temporal, teve dois movimentos: o primeiro remete à profissionalização de atividades que até muito recentemente eram consideradas exóticas. No segundo movimento, esses esportes de aventura são tornados accessíveis ao público que é seduzido pela oferta de pacotes turísticos e cursos especializados. As imagens de risco-aventura na mídia contemporânea constituem parte da informação e apoio ao texto. Mas há outros efeitos, entre eles, permitir a vivência de acontecimentos aos quais não teríamos acesso direto, seja pelos custos envolvidos nessas atividades, seja pela falta de competência técnica para tal.
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