Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Posicionando pessoas como aventureiros potenciais: imagens de risco-aventura em matérias de revista

2008; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 20; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822008000400008

ISSN

1807-0310

Autores

Mary Jane Paris Spink,

Tópico(s)

Recreation, Leisure, Wilderness Management

Resumo

Esta pesquisa focalizou o uso de imagens de risco-aventura em revistas em uma perspectiva diacrônica, de modo a investigar sua legitimação e a emergência de novas estratégias de gestão do risco na contemporaneidade. Utilizamos uma amostra da revista Veja relativa ao período de 1968 a 2003, totalizando 212 exemplares. A análise sugere que a presença de atividades de risco-aventura na mídia, numa perspectiva temporal, teve dois movimentos: o primeiro remete à profissionalização de atividades que até muito recentemente eram consideradas exóticas. No segundo movimento, esses esportes de aventura são tornados accessíveis ao público que é seduzido pela oferta de pacotes turísticos e cursos especializados. As imagens de risco-aventura na mídia contemporânea constituem parte da informação e apoio ao texto. Mas há outros efeitos, entre eles, permitir a vivência de acontecimentos aos quais não teríamos acesso direto, seja pelos custos envolvidos nessas atividades, seja pela falta de competência técnica para tal.

Referência(s)