Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde

2007; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-59702007000200006

ISSN

1678-4758

Autores

João Batista Vianey Silveira Moura, Lídia Andrade Lourinho, María Teresa Moreno Valdés, Mirna Albuquerque Frota, Ana María Fontenelle Catrib,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Aborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada: inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania.

Referência(s)