Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acadêmicos de medicina e suas concepções sobre "ser Médico"

2011; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022011000300003

ISSN

1981-5271

Autores

Rosângela Ziggiotti de Oliveira, Maria Bernadete Gonçalves, Luiza Marta Bellini,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar expectativas, preconceitos e sentimentos experimentados por acadêmicos de Medicina em relação à sua vivência no curso da Universidade Estadual de Maringá (PR). Foi analisado o depoimento escrito de 73 alunos da disciplina Saúde Pública, da quarta série, que responderam duas questões abertas no primeiro dia de aula. Pretendia-se conhecer o pensamento desses alunos sobre a formação e a profissão médica antes de entrarem no curso e na quarta série. Da leitura inicial, emergiram cinco categorias: a amizade e o coleguismo como fundamentos no curso; docência médica; a escola e o desenrolar do curso; o médico e a profissão; impressões sobre si mesmo. O resultado indica que a idealização do ingresso foi derrotada; no quarto ano, os alunos entendem melhor o curso; continuam comprometidos e preocupados com a formação e levam para o internato a expectativa de um aprendizado conciliador. Embora mais maduros e satisfeitos com a escolha, foram identificados acadêmicos que não encontraram estratégias para lidar com as adversidades do curso.

Referência(s)